Gatos, como ter uma boa convivência?

Alexandre Rossi explica as principais características dos gatos que devem ser conhecidas para a garantia de uma boa convivência.

Hoje é dia de falar deles, cada vez mais admirados nos lares do Brasil: os gatos.  O número de felinos domésticos vem aumentando ano a ano por aqui. A expectativa é que a quantidade de gatos como animais de estimação supere a de cães dentro de alguns anos. Muito disso pode ser explicado pelo comportamento dos gatos.

Para aqueles que já convivem ou pretendem conviver com bichanos, é importante conhecer esse comportamento dos gatos e algumas características deles, para que não haja nenhum problema e a convivência na família seja sempre bastante harmônica.

Caçador nato e ágil escalador

Gatos, assim como todos os felinos, são excelentes caçadores, instinto que permanece de forma bem acentuada também nos domésticos. Por esse motivo, o gato caça tudo que se movimenta: mosquitinhos, aves, ratos. Trata-se de um comportamento natural e cabe ao dono providenciar que seu gatinho possa exercitar essa habilidade . Aqui, valem bolinhas, brinquedos que se movimentam e podem ser “perseguidos”, como o laser refletido na parede de casa. Ou seja, providenciar muitas atividades, que aguçam o instinto de caça, permitirá que ele faça exercícios e se divirta.

Outra característica é controlar o mundo do alto: trata-se de um dos maiores prazeres dos gatos. Assim, instalar prateleiras pelas paredes da casa, para que eles possam escalar e ter um refúgio, será garantia de bem-estar para o animal.

Independência

Muitos desejam um gato como animal de estimação, por já terem ouvido falar que eles são independentes, ou seja, um animal que não necessitaria de muito cuidado, contato com a família ou outros animais. Mas, apesar de os felinos serem autossuficientes em vários aspectos, isso não significa que eles não precisem de cuidado , atenção e de interação com as pessoas da casa. Qualquer dono de gato sabe o quanto eles são capazes de demonstrar carinho e desejo de estar perto daqueles em quem confiam.

Diferentemente dos cães, em sua grande maioria sociáveis por natureza, gatos precisam confiar e não ter medo para, aí sim, passar a demonstrar afeto. São desconfiados, precisam ter o controle do ambiente e da situação, para somente então começarem a interagir com mais confiança.

Higiene

Essa é outra característica muito forte para o comportamento dos gatos e que conquista muitas pessoas: eles são animais extremamente limpos. E, o melhor: isso é natural deles. Gatos se limpam o tempo todo. Eles se lambem e a saliva retira os pelos mortos, poeira e sujeira. Sua língua áspera auxilia nessa tarefa.

Além disso, no quesito necessidades, não é preciso qualquer treino para utilizar um determinado local como “banheiro”: eles já nascem sabendo. Basta colocar uma caixa de areia (há vários tipos de substratos) e ele irá procurar naturalmente esse lugar para cavar, fazer as necessidades e enterrá-las.

Aproveite o bichano

Para quem está disposto a desfrutar da companhia de um animal incrível e enigmático, um gato pode ser a escolha certa. Conhecendo realmente o comportamento dos gatos é garantindo que a convivência será muito bacana.

Um abraço a todos,

Alexandre Rossi.
Fonte: Canal do Pet, Ig.com.br

Cadastre-se e receba as nossas novidades