post

Segundo Arden Moore, autora do livro The Cat Behavior Answer, “os gatos são capazes de fazer pelo menos 30 sons, incluindo pelo menos 19 variações de um simples miado”.
Confira as dez possíveis traduções para a conversa do seu gato:

10) Estou magoado – Se o seu gato de repente começa a miar excessivamente, leve-o para ser examinado por um veterinário. O miado do gato pode indicar que há algo clinicamente errado, especialmente se o comportamento não é típico. “Muitas doenças podem fazer com que o gato sinta fome, sede ou dor, tudo que possa levar a um miado excessivo”, aconselha Web MD.

9) Só estou dizendo oi – Frequentemente um gato mia para seu humano quando ele chega em casa, diz o site a ASPCA, seja para cumprimentá-lo quando vocês se veem na casa ou no quintal.

8) Quero comida – O miado “estou com fome” é provavelmente um que os donos de gatos conhecem bem. “Muitos gatos sabem como dizer a sua família que está na hora do jantar”, diz a produtora sênior da Petfinder.com, Jane Harrell. “Minha gata Mojo corre ao meu redor, miando o tempo todo quando pensa que o jantar atrasará”.

motivos pro gato miar7) Preste atenção em mim – Às vezes, os gatos falam simplesmente porque querem a sua atenção – e aprendem que miando eles conseguem. “Os gatos muitas vezes miam para começar a brincadeira, carinho ou para que você possa falar com eles”, explica Web MD.

6) Deixe-me entrar – “Se uma porta está fechada, os gatos podem miar para você abri-la”, diz Harrell. “Eu tenho uma gata adotiva que mia toda vez que fecho a porta do quarto. Ela não quer entrar – ela simplesmente não gosta de ver a porta fechada”.

5) Estou com calor – Uma gata com calor poderá miar incessantemente, diz Moore. “Outra boa razão para pulverizar!”, ela acrescenta.

4) Estou estressado – Segundo o WebMD os gatos que estão estressadas podem tornar-se mais vocais que o normal. Você pode ter vivenciado essa experiência com um gato miando alto no carro a caminho do veterinário, por exemplo.

3) Estou dando bronca – “Gatos irritados e agitados, muitas vezes começam uma gritaria se sentirem-se ameaçados o suficiente para atacar”, diz Moore. Ela descreve esse miado mal como um som mais grosso.

2) Eu não quero ficar sozinho – De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Ohio, quando alguns gatos são deixados sozinhos por longos períodos de tempo, podem tornar-se ansiosos e, entre outras coisas, miarem excessivamente.

1) Estou ficando velho – “Maior vocalização é bastante comum em gatos idosos”, diz o Dr. Arnold Plotnick do Manhattan Cats e veterinário perito do catchannel.com. Conforme os gatos envelhecem, o Dr. Plotnick explica que eles podem apresentar uma diminuição da função cognitiva, demonstrado isso de várias formas, inclusive miando alto.

Naturalmente, como qualquer pai de gato sabe, às vezes, eles miam por algum motivo desconhecido. Talvez porque o céu é azul ou quer que você mude o canal da TV. Prestar atenção nas circunstâncias em que o seu gato mia e os sons que ele faz pode ser divertido e pode ajudá-lo a entender seus residentes felino um pouco melhor.

Fonte: Tudo Sobre Gatos.com.br