post

A independência natural dos gatos converte-os em animais praticamente autossuficientes, e geralmente eles mesmos costumam racionar sua própria comida. No entanto, nem todos aprendem esta habilidade e devemos proporcionar as quantidades de comida adequadas. Se observar que seu felino come menos do que o habitual ou que deixou de comer, provavelmente terá ocorrido algo com ele que provocou esta nova conduta.

Uma das causas que pode estar causando a falta de apetite no seu gato pode ser a comida. Você mudou recentemente sua alimentação? Se é assim, talvez não goste do sabor desta nova comida e por isso a recusa. Ainda que não a tenha mudado recentemente, é sempre aconselhável começar por aqui para se certificar de que é esta ou não a causa.

Se o seu gato come sempre normalmente, você não mudou a alimentação e de repente deixou de comer, o mais aconselhável é que o leve a um veterinário para que o examine. A perda de apetite pode ser sintoma de que você sofre de alguma doença como leucemia, parasitas ou patologias mais comuns como bolas de pelo no estômago.

Se você o levou ao veterinário e seu gato está saudável, experimente misturar comida seca com úmida para dar-lhe um toque mais atraente e atraí-lo para ela. Outro truque que não costuma falhar é a comida enlatada, com os nutrientes e proteínas adequados para seu felino, com potenciadores de sabor. Se vai mudar sua comida porque está enjoado ou não gosta, lembre-se de que deve fazê-lo misturando ambas as comidas e, pouco a pouco, retirar a antiga para deixar apenas a nova.

Sobretudo, não dê a seu gato de sua comida já que isto poderia ser a causa da sua falta de apetite. Os felinos, ao contrário dos cachorros, têm um paladar mais fino e não é de estranhar que deixem de comer se provaram algum alimento que gostam mais do que o seu alimento anterior.

Outro fator que pode estar afetando o apetite de seu gato é que tenha entrado em um estado de estresse ou ansiedade. Os felinos são animais muito tranquilos que requerem um lugar que se adapte a esta característica e onde possa relaxar. Identifique a origem do problema e tente modificar o meio para deixá-lo mais tranquilo, bem como dar-lhe de comer em um espaço em que esteja sozinho, longe de outros animais se tiver. Se tem mais gatos ou cachorros, isto pode estar gerando concorrência entre eles na hora de comer.

Verifique se apresenta outros sintomas além da falta de apetite, como mucosidade, lacrimejamento, gengiva inflamada, náuseas, vômito, diarreia, etc. Se apresentar algum deles, seu gato pode ter conjuntivite, infecção na boca, parasitas, rinotraqueíte, insuficiência renal ou qualquer das doenças mais comuns em gatos. Por isso, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente e iniciar o tratamento mais adequado.

Fonte: UmComo.com.br