post

Levantar a pata para urinar é um comportamento próprio dos cachorros do sexo masculino, embora surpreendentemente algumas fêmeas também o façam. Esta postura corporal para fazerem as necessidades deles é algo que alguns proprietários esperam ansiosamente enquanto o cachorro ainda é um filhote. É comum ouvir na consulta veterinária a pergunta “porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?”

Se você tem o seu melhor amigo faz pouco tempo em casa e nunca teve um cachorro antes, pode ficar surpreendido pelo facto do seu cachorro continuar sem levantar a pata para urinar com o passar do tempo. Não se preocupe, é um comportamento normal: alguns cachorros demoram mais tempo do que outros a começar a levantar a pata. Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar? Descubra a resposta a essa pergunta neste artigo do PeritoAnimal.

Porque o cachorro levanta a perna para urinar?

Levantar a pata para urinar não serve unicamente para fazerem as necessidades deles, é também uma ferramenta muito valiosa para a marcação de território. É importante ressaltar que quando o cachorro atinge a puberdade, começam a aparecer mudanças no comportamento dele: se trata de um efeito “ativador” que provocam as hormonas sexuais e é quando observamos os comportamentos sexuais dimórficos. Neste caso, levantar a pata ou urinar sentado, por exemplo.

A partir dos 6 meses de vida, de forma geral, o cachorro começa a segregar hormonas sexuais que o levam a alcançar a maturidade sexual e coincide com o momento em que o cachorro começa a levantar a pata para urinar.

Com que idade os cachorros levantam a pata para urinar?

A altura em que os cachorros levantam a pata para urinar depende do tamanho deles em adulto. Você deve recordar que estas idades são apenas indicativas, cada cachorro tem o seu ritmo de desenvolvimento diferente e mesmo cachorros da mesma raça pode levantar a pata com idades diferentes.

  • Cachorros de pequeno tamanho: entre os 6 e os 8 meses.
  • Cachorros de tamanho médio: entre os 7 e os 9 meses.
  • Cachorros de tamanho grande: entre os 8 e os 10 meses.
  • Cachorros de tamanho gigante: entre os 8 e 14 meses.

Como urinam as cadelas?

Se você nunca teve um cachorro fêmea, pode não saber que elas não levantam a pata para urinar, continuam com a mesma posição que faziam quando eram filhotes.

Geralmente, os cachorros machos procuram superfícies verticais para urinar, tentando sempre chegar o mais alto possível e urinam pouca quantidade de cada vez, de modo a marcar o território em mais sítios. Por outro lado, as fêmeas, costumam urinar apenas duas ou três vezes durante o passeio, habitualmente não marcando o território.

Ainda assim, como lhe explicamos na introdução, algumas fêmeas levantam a pata para urinar. Esse comportamento é devido, geralmente, a algum experiência enquanto a cachorra era jovem, um comportamento aprendido e reforçado. Em alguns casos, pode dever-se a um desiquilíbrio hormonal. Não é uma conduta anormal nem indica nenhum tipo de problema.

A marcação, fundamental para a linguagem dos cachorros

O território do cachorro é mantido graças a uma linha invisível de urina, fezes e outras substâncias com odor que o cachorro segrega de forma natural. Faz parte da linguagem do cachorro. Para além disso, também os ajuda a se orientarem, a identificarem outros indivíduos, o status que têm outros indivíduos e também lhes permite comunicar sexualmente com as fêmeas desse território.

Levantar a pata ajuda o cachorro a marcar território mas também é uma forma de ele se expressar perante outros machos da zona. Muitos cachorros se esforçam para chegar mais alto nas marcações deles, numa tentativa de parecerem maiores.

Porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?

“O meu cachorro pastor alemão não levanta a pata para urinar. Estará doente?” É normal que um cachorro demore um pouco mais a levantar a pata para urinar, se não supera o ano de vida e é de tamanho pequeno ou médio, você não tem de se preocupar, é normal.

“Porque meu cachorro levanta a pata da frente?” Alguns cachorros experimentam diferentes tipos de posturas antes de aprender a levantar a pata de forma definitiva. Você deve permitir que ele faça todas as acrobacias que deseje, é positivo para o desenvolvimento dele.

Fonte: Perito Animal.com.br