Como dar banho no seu gato em casa.

Todos nós sabemos que os gatos além de serem animais de estimação muito independentes são também muito asseados, o seu pelo não tem mau odor e limpam-se sozinhos. No entanto, é recomendável que a cada dois ou três meses dê um banho para eliminar a sujidade, restos pegajosos e qualquer outro resíduo em sua pele, para além disso é um boa oportunidade para se certificar que o seu felino está saudável e em bom estado. Esta tarefa pode ser feita em casa, mas deverá ter em conta algumas recomendações.

img_como_dar_banho_ao_meu_gato_em_casa_1618_orig

 Se tem o seu gato desde pequeno, então habitue-o à água desde então, para que não seja algo estranho para ele, prepare um recipiente e deixe-o aproximar, familiarizar-se.

Existe uma ideia generalizada de que os felinos odeiam a água, a realidade é que isto é relativo, há gatos que gostam outros que não, o certo é que nós como donos apenas podemos fazer com que o banho seja o mais cômodo e rápido possível para evitar excesso de tensões.

Se lhe vai dar banho numa banheira utilize um tapete anti-derrapante, desta forma o animal não escorregará. Se não, use um recipiente de plástico grande que seja espaçoso e que lhe permita fazer esta tarefa.

Antes de lhe dar banho, escove o seu pelo para remover nós e dar carinhos ao gato, acalmando-o. É muito importante que esteja calmo, pois se ambos estão nervosos poderá ocorrer um acidente.

Tenha à mão tudo o que precisa, o shampoo especial para gatos (nunca use produtos para cães ou humanos) e uma esponja para o esfregar. Prepare a água a uma temperatura morna e que seja agradável para o animal.

Coloque algodão nas suas orelhas, assim impedirá que a água entre nos seus ouvidos, o que poderá causar inflamações e complicações posteriores.

Nunca punha o gato de repente na banheira ou recipiente, deve ir pouco a pouco, agarre-o no pescoço com uma mão e o corpo com a outra e coloque-o na água lentamente. Deixe que o animal se vá habituando e mantenha-se firme, não há necessidade de ficar nervoso.

Molhe o gato começando sempre pelo seu corpo. A cabeça será a última coisa a molhar e a lavar. Aplique o shampoo e esfregue suavemente, como se estivesse a massajar mas de maneira a que permita também que a sujidade saia do seu pelo.

Deixe atuar o shampoo o tempo que indicar na embalagem, acariciando sempre o seu gato e fazendo-o sentir-se seguro. Aproveite esta altura para molhar pouco a pouco a sua cabeça, de seguida retire o shampoo vertendo água desde o lombo da parte de trás, certifique-se de que está livre de detritos que mais tarde poderiam causar alergias e dores.

Chegou a hora de secar o seu pelo, faça-o com uma toalha, mas não a esfregue sobre o pelo do animal, este movimento brusco poderá alterá-lo, pressione bem a toalha delicadamente, com suavidade e palavras de carinha para que o seu gato se sinta seguro. Seguindo estas instruções conseguirá dar banho ao seu gato de forma simples.

Fonte: Umcomo.com.br

Compartilhar com seus amigos:

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
VK
Email
Print

Sedes

Bahia:
71 3391-1348

Sergipe:
79 3214-0368

Pernambuco:
81 3471-5342

Contato

0800 941 12 90

sac@amoedodistribuidora.com.br

Copyright | Todos os direitos reservados | 2019

Não vendemos para Pessoa Física